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PILATES PODE MELHORAR QUALIDADE DE VIDA DAS GESTANTES



A gravidez, principalmente nos três últimos meses, pode ser uma fase difícil para as mulheres, pois o aumento do peso da barriga e dos seios altera o centro de gravidade da mulher. Em função disso, o corpo adota posturas que podem sobrecarregar a coluna e as pernas, causando lombalgias (dor na parte inferior das costas ou da coluna), câimbras e também fadiga, que podem gerar desconfortos nesta fase tão especial. 

De acordo com estudos da área médica, mais de um terço das mulheres grávidas se refere à lombalgia como um problema severo, que interfere em suas atividades de vida diária e capacidade de trabalho, além de contribuir para a insônia. Mas segundo Régis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur, a prática de alguma atividade supervisionada, como o Pilates, pode beneficiar não só a mulher, mas também o bebê.

Os exercícios dão ênfase aos principais músculos responsáveis pela estabilização da coluna, auxiliando na prevenção ou na redução da dor lombar gestacional. Os movimentos são realizados com concentração, precisão e fluidez, sem gerar compensações, melhorando assim a postura. Entre os benefícios mais claros estão: a melhora do condicionamento físico; auxílio no controle de peso; melhora da flexibilidade, força e resistência muscular, o que facilita o trabalho de parto; fortalecimento da musculatura pélvica, o que ajuda na prevenção da incontinência urinária; melhora da circulação sanguínea, da respiração, entre outros.

Por conta da redução dos desconfortos e da melhora do condicionamento, acaba-se tendo outros benefícios indiretos, mas não menos importantes como a melhora da concentração, da autoestima, do humor e da qualidade do sono. “É importante salientar que qualquer atividade física na gravidez precisa ser orientada pelo médico e acompanhada por um especialista”, aconselha Régis.

Para uma prática segura de exercícios, a gestante será orientada pelo profissional quanto às posturas adequadas, velocidade e ritmo dos movimentos e, principalmente, quanto à respiração, sendo este um dos princípios básicos do Pilates. Os exercícios podem ser feitos com aparelhos específicos ou com acessórios como faixas elásticas e a bola de cinesioterapia, também conhecida como bola suíça ou bola de pilates.  

Guia de Suco Verde Cozinha Fit

Se você tem exagerado nos finais de semana, já deve ter notado o resultado na balança. Se ainda não conseguiu se livrar do peso extra que ganhou nas festas de final de ano e carnaval, esse é o momento de colocar a saúde nos trilhos.

Está se sentindo meio inchado, pesado? Que tal mudar um pouco e tentar uma coisa nova?

O final do ano tem muitas festas, muita comilança e quando a gente acha que acabou, vem logo o carnaval. Depois é muito difícil engrenar na rotina saudável. Sabemos disso. Mas tudo bem, estamos aqui para ajudar você com isso! Certamente não vai ser em um dia ou dois que você vai recuperar todos os estragos (grandes ou não) gerados pelos excessos cometidos desde o Natal, mas com um pouquinho de paciência tudo volta ao normal. O mais importante é não se culpar pelos deslizes, você aproveitou, brincou com os amigos e foi feliz, isso que importa. Estando com saúde, o resto você corre atrás e pode contar com a ajuda do Cozinha Fit!

Para colocar tudo no seu devido lugar, trazemos uma sugestão de programa de 30 dias, isso mesmo, 30 dias de dedicação à sua saúde. Agora não tem mais nenhuma festa pela frente, já passou Natal, Ano Novo e Carnaval, você já pode e deve dar a devida atenção aos seus bens mais preciosos, sua saúde e o corpo em que você reside. Você só tem esse e precisa cuidar dele, principalmente por dentro.

Fonte: http://cozinhafit.com.br/colunistas/guia-de-suco-verde/



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